quinta-feira, 15 de junho de 2017

(Continuação 7)

Sanitários do Jardim do Passeio Alegre

Os sanitários públicos, decorados com azulejos Arte Nova e loiças inglesas destacam-se e são alvo da curiosidade dos visitantes. Construídos entre 1910 e 1911, a obra foi entregue ao mestre-de- obras Manuel António Sá.


“Os sanitários públicos do Passeio Alegre foram feitos em 1910, ou seja, num tempo em que a burguesia do Porto ia a banhos à Foz do Douro, povoação que então ainda não tinha sido incluída na cidade. Como o próprio nome indica, o Passeio Alegre era um passeio público, onde os "ilustres" veraneantes iam passear ao fim da tarde ou ao princípio da noite, a fim de mostrarem uns aos outros as suas melhores toilettes e de porem em dia as últimas novidades da política e da má-língua. Ora tão "distintos" frequentadores precisavam de ter uns sanitários que estivessem à altura do seu estatuto social. Assim se fizeram uns sanitários públicos que são uma pequena maravilha e que continuam à disposição de quem quiser servir-se deles”.
Fonte: amateriadotempo.blogspot



Sanitários (exterior) - Ed. MAC




Sanitários masculinos - Ed. MMC



Sanitários femininos - Ed. MMC



Louça inglesa nos sanitários do Jardim do Passeio Alegre





Flora e Fauna e Coreto do Jardim do Passeio Alegre


Na flora do Jardim do Passeio Alegre, para além dos metrosideros e faias, pode observar-se a palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), plátanos, choupos do Canadá, tília, salgueiro, abrunheiro, camélia, carvalho, magnólia, bétula, araucária, etc.
 
 
 

Cortesia da professora Cláudia Pinhão
 
 
 
Quanto à fauna, destaca-se no jardim os bandos de periquitos-monge e o seu estridente chilrear.




Do lado sul do coreto, três metrosideros – Fonte: doportoenaoso.blogspot.pt



Do lado norte do coreto, duas faias – Ed. manueladlramos, In blogue “Dias com Árvores”


Coreto do Jardim do Passeio Alegre



Sem comentários:

Enviar um comentário