terça-feira, 17 de setembro de 2019

25.63 Um hotel de luxo e uma pensão histórica, que hoje é hotel


1. Hotel Infante de Sagres

O “Hotel Infante de Sagres” está instalado num edifício histórico, datado dos anos 50, mandado construir pelo comendador Delfim Ferreira, com projecto do arquitecto Rogério de Azevedo, podendo ser considerado, no Porto, como um exemplo da fase de transição para o modernismo.
O hotel foi inaugurado em 21 de Junho de 1951, na Praça D. Filipa de Lencastre e foi o primeiro hotel de luxo da cidade do Porto.
O local em que foi levantado tinha sido anteriormente a morada dos Souto e Freitas, que nas últimas décadas do século XVIII, aí tinham mandado construir a chamada “Casa da Fábrica”, nome que ganhou por ser vizinha duma importante fábrica de tabaco, da cidade, que haveria de dar também nome à rua – a Rua da Fábrica.
Mandada então construir, a “Casa da Fábrica”, por Luís António do Souto e Freitas, por sua morte, em 1770, ela passaria sucessivamente para a posse dos seus herdeiros e das famílias respectivas, que se constituíram a partir daquele patriarca, até meados do século XX.
Nessa ocasião, venderam o edifício ao capitalista Delfim Ferreira, que aí mandaria construir o “Hotel Infante de Sagres”.


Casa da Fábrica (perspectiva obtida a partir da Rua da Fábrica) – Ed. Foto Beleza


Até à esquina (em primeiro plano) da foto acima, viriam a estender-se, as traseiras do “Hotel Infante de Sagres”.



Traseiras do “Hotel Infante de Sagres”, em perspectiva semelhante à de foto anterior – Fonte: Google maps



O projecto deste hotel é de 1943 e a sua construção foi iniciada em 1945, parecendo que, inicialmente, teria sido pensado para aí instalar uma estalagem.
A decoração do hotel esteve a cargo de Artur Barbosa, e os ornatos e decorações dos tectos e paredes, da firma “Baganha & Irmão”.
Na noite de inauguração tocaram duas orquestras no “Salão Luís XVI”.
Tinha 67 quartos, entre eles, 37 tinham quarto de banho privativo e os restantes, bidé e lavatório.
Na cave, localizava-se a cozinha, pastelaria, casas das máquinas, vestiários do pessoal, despensas e rouparia.


Publicidade com indicação dos preços praticados, em 1951, no “Hotel Infante de Sagres”


Hotel Infante de Sagres, em 1953 – Fonte: Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva


A decoração apontava para o estilo “Luís XV”, exceptuando o salão de baile e a suite de luxo do 1º andar, que eram ao estilo “Luís XVI”.
As esculturas eram de,


“Barata Feyo, as telas de Abel Moura e Artur da Fonseca, e vitrais de mestre Leone.
(…) A gerência do “Hotel infante de Sagres”, ficou entregue a Alexandre Soleiro, sócio da sociedade arrendatária e proprietária da “Ferreira & Filhos, Lda.”.
Após a morte de Delfim Ferreira, seu filho, o Dr. Alexandre Ferreira deu-lhe continuidade”.
Cortesia de José Leite (“restosdecoleccao.blogspot.com”)


Hall de entrada do “Hotel Infante de Sagres”


Hall da Recepção do “Hotel Infante de Sagres”


Sala de Jantar do “Hotel Infante de Sagres”


Salão de Baile do “Hotel Infante de Sagres”



Quarto do “Hotel Infante de Sagres”


Quarto-de-banho do “Hotel Infante de Sagres”


O Hotel Infante de Sagres contribuiu, em muito, para o reconhecimento da hotelaria Portuguesa, visto já ter hospedado várias personalidades reconhecidas internacionalmente, como o Dalai Lama, os Reis da Noruega, a Rainha Beatriz da Holanda, Bob Dylan, Catherine Deneuve, o Príncipe Eduardo de Inglaterra, John Malkovich e, mais recentemente, em 2010, os U2.
Era o preferido do Dr. Mário Soares.


Praça D. Filipa de Lencastre e “Hotel Infante de Sagres”


Na foto acima, o aspecto da praça, quando nos prédios fronteiros ao hotel, se localizavam os escritórios de várias empresas de camionagem.
Em Janeiro de 2008, o “Hotel Infante de Sagres”, foi comprado pelo grupo “Lágrimas - Hotels & Resorts”, do advogado José Miguel Júdice.
Em 2016, foi adquirido pela empresa “The Fladgate Partnership”.
“The Fladgate Partnership” é proprietária das casas de vinho do Porto Taylor's, Fonseca, Croft e Krohn e dos hotéis “The Yeatman” e  “The Vintage House”.
Entre Novembro de 2017 e Abril de 2018, o hotel esteve encerrado para obras. Após os trabalhos, ganhou uma piscina no terraço, mais 15 quartos e um Vogue Café. Foram investidos 7,5 milhões de euros e teve como autor do projecto o arquitecto portuense António Teixeira Lopes, de 85 anos, discípulo do mestre Rogério Azevedo, autor do projecto original.
Após as intervenções e remodelações a que foi sujeito, tendo mudado um pouco de visual (reabriria com 21 suítes e 64 quartos), viu o seu nome passar de “Hotel Infante de Sagres” a “Hotel Infante Sagres” e passado, ainda, a fazer parte da cadeia de hotéis “Small Luxary Hotels of the world”.
Em termos de classificação, o hotel trocou as suas cinco estrelas pela insígnia “Tradition & Luxury Hotel”.


Aspecto actual do Hall de entrada do “Hotel Infante Sagres”


Aspecto actual de um Quarto do “Hotel Infante Sagres”


Sala de Jantar, actualmente, do “Hotel Infante Sagres”


(Continua)



1 comentário: