terça-feira, 8 de outubro de 2019

25.66 Litografia Nacional e Tipografia Lusitana; Tipografia "Imprensa Portuguesa"; Tipografia Ocidental e Gráfica "Costa Carregal, Lda.";


Litografia Nacional e Litografia Lusitana

João Inácio da Cunha e Sousa (Ponte de Lima, 1821 - Porto, 1905), capitalista, irmão do caricaturista Sebastião Sanhudo, e sócio deste na Litografia Portuguesa, resolve, em 1895, fundar a Litografia Nacional, em sociedade com o seu filho, Inácio Alberto de Sousa.
Após o falecimento de João Inácio da Cunha e Sousa, o seu filho primogénito, daria continu­idade ao negócio litográfico.
Em 1910, a Litografia Nacional estava pela Rua de Malmerendas (Rua Dr. Alves da Veiga), nº 22 e Inácio Alberto de Sousa residia, bem perto, no Largo do Padrão, nº 20, sendo, naquela data, o seu pai já falecido há 5 anos.



Publicidade à Litografia Nacional na Rua de Malmerendas



Fachada da Litografia Nacional na Rua do Dr. Alves da Veiga, nº 22 – Ed. Graça Correia


Pormenor da fachada da Litografia Nacional na Rua do Dr. Alves da Veiga – Ed. Graça Correia



Naquela data, mais propriamente em 9 de Julho de 1910, Inácio de Sousa solicita à Câmara do Porto, autorização para ampliar as suas instalações da Rua Dr. Alves da Veiga.
Estas, acabariam por estender-se, mais tarde, até à Rua D. João IV, cuja área lhe era contígua, pelas traseiras e, por aqui, continuariam por muitos anos.



Litografia Nacional na Rua D. João IV – Ed. Graça Correia


Inácio Alberto de Sousa, que viria a ser comendador, casou com Ângela Maria Bandeira Russel, e expandiria o seu negócio litográfico para a zona da Boavista, para a Rua Particular de Agramonte.



Trecho de requerimento (19 Abr. 1921) solicitando licença de construção de litografia em terrenos da Boavista, na Rua Particular – Fonte: ”Gisaweb”



Placa Toponímica da Rua Particular Meneses Russel – Ed. Graça Correia


Alçado proposto em projecto pela Litografia Nacional à Câmara do Porto, de vedação e acesso às instalações na Rua Particular de Agramonte


Aspecto actual da vedação e acesso às instalações na Rua Particular de Agramonte, depois de demolição da primitiva, que se observa na gravura anterior – Ed. Graça Correia



Litografia Lusitana na Rua Particular Meneses Russel – Ed. Graça Correia



A Litografia Nacional, nestas instalações junto da rotunda da Boavista viria, anos mais tarde, a ser a Litografia Lusitana, sita à Praça Mouzinho de Albuquerque, nº 197 (na Rua Particular Meneses Russell, 197) e, que, até ao final da década de 80 do século XX, ainda era propriedade dos descendentes – os Russel de Sousa.
Entretanto, uma “Real Tipografia e Litografia Lusitana”, que tinha sido fundada, em 1865, por Apolino da Costa Reis, em 1885, já era a firma Reis & Monteiro e ficava na antiga Rua D. Fernando, depois, Rua da Bolsa, em 1941, seria adquirida por Inácio Alberto de Sousa, que a junta à sua Litografia Nacional, e o património daí resultante, em 1947, está na rotunda da Boavista como Litografia Lusitana, em local que já vinha sendo ocupado desde os anos 20.
Inácio Alberto de Sousa (1874-6/1/1948), que veio a ser comendador, casou com Ângela Maria Bandeira Russell e desta teve dois filhos, dos quais o primogénito, António Russel de Sousa (1897-24/7/1969), foi Presidente da Comissão Concelhia do Porto da União Nacional, Procurador à Câmara Corporativa (II Legislatura), Presidente do Grémio Nacional dos Industriais de Litografia e Fotogravura, Presidente da Comissão Municipal de Assistência do Porto, comendador, financeiro e industrial gráfico.
Em 1976, esta empresa es­tava ainda nas mãos do comendador António Russel de Sousa (neto de João Inácio de Sousa) que, depois da sua morte, a deixará à sua filha Maria Gabriela Dias de Almeida Russel de Sousa.
A gestão da empresa passaria então a ser executada pelo marido de Maria Gabriela Russel de Sousa, o Dr. Fernando Adolfo Rocha Martins Barbosa que, em finais da década de oitenta, a acabará por vender a um grupo estrangeiro.
O negócio litográfico e tipográfico teve durante a ditadura salazarista um notável desenvolvimento, para o qual contribuiria a política de propaganda de António Ferro, o ideólogo do regime, que se apoiava muito pela mensagem através do cartaz. Eram épocas também, em que o regime, na mesma senda, incentivava as grandes empresas a apoiar socialmente os seus operários.
Em 1935, tinha sido já apresentado um requerimento dirigido à Câmara do Porto, por Inácio A. de Sousa e Filho, proprietários da Litografia Nacional, solicitando que lhes fosse feita a vedação, arruamento e iluminação do terreno do antigo Bairro Xavier da Mota, um bairro operário que lhes tinha sido cedido, destinado a habitação para os seus operários, como prémio anual do trabalho, situado no Monte Pedral.



Bairro "O Comércio do Porto" no Monte Pedral, que haveria de ser chamado também de Monte Novo, no início do século XX



Em Abril de 1945, circulava na C.M. Porto uma informação do arquitecto A. Losa, do Gabinete de Estudo do Plano Geral de Urbanização, acompanhada de planta topográfica, sobre a zona onde se pretendia construir o Bairro da Litografia Nacional, no Monte Aventino.
Assim, no âmbito desta política, no ano de 1956, seria editada uma brochura para comemorar a finalização da segunda fase de construção de um bairro habitacional destinado aos funcionários da Litografia Nacional.


“Bairro da Litografia Nacional”, ao Monte Aventino, na Rua Inácio Alberto de Sousa – Fonte: Google maps



Cartaz da Litografia Nacional sobre C.F. da Beira-Alta, em 1920



Publicidade à Litografia Nacional, em 1935




Cartaz da Litografia Nacional, em 1944




Chalet Suisso no jardim do Passeio Alegre – Ed. Litografia Lusitana (Postal nº 6)


A "Litografia Nacional" foi dissolvida e liquidada em 2017.


(Continua)




Sem comentários:

Enviar um comentário