quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

25.77 Algumas realizações do Estado Novo


Centenário da Escola Politécnica - Inauguração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)


“O ensino de Engenharia em Portugal teve origem no primitivo núcleo escolar da Aula Náutica, decretado em 30 de julho de 1765. A cidade do Porto era um importante centro de navegação e comércio, tendo nascido rapidamente o espírito mercantil nos seus habitantes. Mas vivia-se, nessa altura, uma situação preocupante: o comércio estava a ser prejudicado pelos corsários, que, escondidos nas praias do Norte de África, assaltavam os navios carregados de mercadorias.
Para resolver o problema, os Homens de Negócio da Praça do Porto pediram ao Rei licença para construir à sua custa duas fragatas de 24 a 30 peças para proteger as esquadras que da cidade saíssem para os portos da América. Com o início da construção, verificou-se a necessidade de apresentar pessoas capazes de comandar e manobrar as referidas naus. E daí surge, na cidade do Porto, a Aula de Náutica.
Em sua substituição e por Decreto de 13 de janeiro de 1837 foi criada no Porto a Academia Politécnica, que tinha como missão formar engenheiros, oficiais de marinha, pilotos, comerciantes, agricultores, diretores de fábrica e artistas.
Por decreto de 21 de julho de 1885 foram organizados cursos de Engenharia de Obras Públicas, de Minas e Industrial, bem como o curso superior de Comércio, todos com 6 anos, sendo 4 de preparatórios e 2 de especialização.
A Academia preparava alunos também para as Escolas do Exército, Naval, de Medicina e Farmácia. Após a implantação da República, o primeiro governo efetuou uma reforma do ensino superior, reformando a Universidade de Coimbra e criando em Lisboa e no Porto duas novas Universidades, com autonomia pedagógica e administrativa.
Por esta reforma, a Academia Politécnica, primeiro estabelecimento de ensino de Engenharia do País, foi transformada em Faculdade de Ciências, a qual ficou anexa à Escola de Engenharia. Esta situação provocou os protestos dos professores, pela boca dos representantes da cidade, o que conduziu à publicação da Lei n. 410, de 1915, que transformou a Escola de Engenharia em Faculdade Técnica com autonomia própria. Esta mesma lei determinou a divisão dos cursos de Engenharia em Civil, Minas, Mecânica, Eletrotécnica e Químico-Industrial. A organização destes cursos foi corrigida por legislação publicada em 30 de novembro de 1918 e 29 de janeiro de 1921.
Em 1926, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP recebeu a sua denominação atual. O decreto n. 18739 de 26 de julho de 1930, determinou a organização dos cursos lecionados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto”.
Crédito a “sigarra.up.pt/”


O edifício da FEUP, na Rua dos Bragas, foi inaugurado durante as comemorações dos 100 anos da Academia Politécnica, em 14 de Abril de 1937. Aquelas comemorações estenderam-se por vários dias. O “Diário de Lisboa” daria noticiário detalhado delas.



In “Diário de Lisboa” de 14 de Abril de 1937 - Cortesia  Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos



A alusão da notícia anterior à inauguração da Faculdade de Farmácia, sita na Rua da Carvalhosa (Rua Aníbal Cunha), é relativa, de facto, à conclusão da construção do seu edifício, pois, este, desde há alguns anos, vinha sendo alvo de obras importantes para instalação daquela faculdade, que tendo começado a funcionar numa parte restrita do edifício, via-o, então, praticamente concluído.




In “Diário de Lisboa” de 15 de Abril de 1937 – Cortesia  Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos



Durante os dias em que os representantes do governo estiveram pala cidade do Porto, tiveram ainda a oportunidade de visitar a nova Maternidade Júlio Dinis, que se encontrava praticamente concluída, embora só viesse a ser inaugurada, oficialmente, 2 anos depois.


In “Diário de Notícias” de 16 de Abril de 1937 - Cortesia  Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos




Edifício da FEUP, na Rua dos Bragas, em 1934



Edifício da FEUP, na Rua dos Bragas, após inauguração



Desde do ano 2000, a FEUP conta com novas instalações no polo II da Universidade do Porto – Campus da Asprela, com uma área que quase triplica a anterior.



Novas Instalações da FEUP na Asprela – Ed. Francisco Piqueiro (Fotoengenho, 2013)




O edifício da Rua dos Bragas alberga, agora e, desde 2004, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto, que começou por ser instalada, provisoriamente, no Pólo Universitário do Campo Alegre — na antiga sede das Letras — e, posteriormente, no Edifício "Parcauto" (Rua dos Bragas).


(Continua)


Sem comentários:

Enviar um comentário