sexta-feira, 2 de novembro de 2018

25.19 Clube Português de Cinematografia - Cine Clube do Porto (CPC-CCP)


O Clube Português de Cinematografia foi fundado em 1945 por Hipólito Duarte Cardoso de Carvalho (1927-2002), no Liceu Alexandre Herculano, quando ele tinha 17 anos e designado, a partir de 1948, como Cine Clube do Porto.
O clube arranca com 165 sócios, mas em Janeiro de 1947 já eram 216.
O embrião do que viria a ser o futuro Cineclube, que começa com sessões de projecção numa sala do Liceu Alexandre Herculano, passaria, depois, a contemplar um grupo de cinéfilos que em 1944 se passaram a intitular “A República dos Pardais”, e se quotizavam para verem em conjunto filmes de agrado de todos.
Aquele grupo acabaria em 13 de Abril de 1945, fruto de uma reunião acontecida na Rua de Santa Catarina, nº 1252, por dar existência ao Clube Português de Cinematografia.
Era assim extinta “A República dos Pardais”.

"Fundou-se no Porto, O Clube Português de Cinematografia, que tem delegações em Lisboa e Coimbra, e se destina a desenvolver o gosto pelos mais sérios problemas da cinematografia. É seu director, Hipólito Duarte".
In jornal “A Tarde” (Porto), 5 de Maio de 1945


Entre muitos outros intervenientes, destacaram-se no arranque do clube, para além de Hipólito Duarte, Fernando Lavrador, João David, Jorge Tavares, Manuel Ferraz e António Lopes Fernandes.
Impulsionado por Hipólito Duarte (pedagogo, fundador e Director da Escola Industrial de S. João da Madeira, e de 1975 a 1993, professor e presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária Oliveira Martins), em Janeiro de 1946, surge o primeiro Boletim Informativo do Clube Português de Cinematografia, que se denominava PROJECTOR.  Tinha na capa o "Rato Augusto", uma das personagens de um filme de animação de Jorge Tavares.
A 21 de Dezembro de 1946, pelas 21,30 h, iria para o ar o primeiro programa de rádio do Clube Português de Cinematografia que se chamou "VAMOS FALAR DE CINEMA".
Tal aconteceu na Rádio Porto (na Rua dos Clérigos) e foi coordenado por Hipólito Duarte e, posteriormente, também por Guilherme Ramos Pereira.
Os locutores eram, Manuela Delgado, Alfredo Pimentel (na foto abaixo) que era locutor profissional no Emissor Regional do Norte e Hipólito Duarte.
A emissão do programa radiofónico tinha lugar, semanalmente, aos Sábados, pelas 21,30 h.
Posteriormente, mudaria para os Domingos às 14,45 h e, muito mais tarde (1948), passaria a ter uma periodicidade quinzenal às quartas-feiras, às 19,45 h.
Por ele passaram grandes nomes do cinema português em entrevistas como, por exemplo, António Lopes Ribeiro.


Alfredo Pimentel na Rádio Porto


Direcção e Planificação do filme “O Porto Trabalha” - 1947


Na foto acima vemos Manuel Ferraz, Gonçalves Lavrador e Hipólito Duarte. 
Nos anos 50 e 60, é Henrique Alves Costa (1910 - 1988) o principal animador do Cine Clube então instalado no edifício Capitólio, responsável pela divulgação dos filmes, que por razões políticas, eram censurados pelo regime ou que as distribuidoras não consideravam rentáveis, em termos comerciais.


Edifício Capitólio do arquitecto Carlos Neves, na Avenida dos Aliados – Fonte: Google maps


«As finalidades do clube eram defender o cinema em geral e o cinema português em particular; publicar um boletim; realizar sessões exibindo filmes de interesse cine-clubista e tendentes a dar uma boa formação cinematográfica aos associados; e formar uma escola de cinema.
O clube não tinha fins religiosos ou políticos e cobrava uma quota mensal de 2$50 (considerando o efeito da inflação, equivaleria em 2007 a cerca de 0,94 €).»
Fonte: “pt.wikipedia.org”


“Após a fundação do que será o primeiro cineclube do país e um dos primeiros da Europa, o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Chega, a certa altura, ter mais sócios que o Futebol Clube do Porto. Após uma temporada sem actividade regular, retoma as suas sessões em 2010 com um filme-concerto no cinema Passos Manuel e sessões quinzenais. No Verão, organiza sessões de Cinema ao Ar livre com vários parceiros. Desde 2013, que mantem em parceria com a DRCN, o projecto de "Cinema na Casa das Artes" com duas sessões semanais”.
Fonte: “facebook.com”

José António Cunha, sócio há muitos anos, seria um dos responsáveis pelo renascimento do cineclube em 2010, depois de um período de inactividade devido a problemas financeiros.
Hoje, o cineclube está sedeado na Casa das Artes (Palacete Vilar d’Allen), na Rua António Cardoso, tendo transitado para aqui, da sua anterior sede na Rua do Rosário, onde os sócios assistiam aos filmes e reuniam em assembleia.


Antiga sede do Cineclube do Porto na Rua do Rosário – Fonte: Google maps


A utilização da nova casa, decorre de um acordo estabelecido com a Direção Regional da Cultura do Norte em 2013.
As sessões do CPC-CCP, após a sua fundação, que se realizaram na Rua Gonçalo Cristovão, no “Grupo dos Modestos”, passariam ainda por outras diversas salas, como sejam as dos cinemas, Passos Manuel e Batalha e ainda pelo Teatro do Campo Alegre, passam, presentemente, na Casa das Artes, integrada na Casa Allen, na Rua António Cardoso.
Aguarda-se a publicação de um livro sobre os 75 anos do CPC-CCP, em 2020.




Em cada sessão exibida, os espectadores levam um folheto personalizado sobre o filme que vão ver – Fonte: Ana Catarina Peixoto (“Observador”-Agosto 2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário