3.14 Antão de Almeida Garrett
Antão de Almeida Garrett nasceu no Porto em 29 de Março de
1896 e morreu em 1961. Era filho de Francisco Xavier de Almeida Garrett,
funcionário da Direção-geral dos Caminhos de Ferro do Minho e do Douro e poeta,
e de D. Maria Margarida Amália da Costa e Almeida de Oliveira Maia, filha do
advogado e político Delfim Maia, e neto, por via paterna, de Tomás de Aquino de
Almeida Garrett e de D. Luísa Antónia Patrício Botelho de Lacerda Bacelar.
Entre os seus nove irmãos destacaram-se o professor e médico António de Almeida
Garrett (1884-1961) e o capitão de mar e 2.º visconde de Almeida Garrett, Tomás
de Aquino de Almeida Garrett (1883-1929).
Integrou o Exército durante a frequência do curso de
Engenharia Civil na Faculdade Técnica da Universidade do Porto, distinguindo-se
como oficial do Corpo Expedicionário Português na I Guerra Mundial (1914-1918).
De volta ao Porto, concluiu a licenciatura na Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto e começou a leccionar nessa faculdade. A 19
de julho de 1930 tomou posse como assistente do 1.º grupo - Construções Civis -
e a 8 de setembro de 1934 assumiu funções como professor catedrático do mesmo
grupo.
A 10 de maio de 1943 doutorou-se em Engenharia na mesma
Faculdade, onde desempenhou também as funções de secretário, de diretor (tomada
de posse em 1946), de bibliotecário (tomada de posse em 1950), de diretor do
Museu e Gabinete de Materiais e Construções Civis e do Centro de Estudos de
Engenharia Civil e de delegado dos professores catedráticos ao Senado da
Universidade.
O engenheiro Antão de Almeida Garrett que tinha tido um
papel relevante nas relações da Câmara Municipal do Porto com os arquitectos
Marcello Piacentini e Giovanni Muzio e, por isso tinha acompanhado e colaborado
nos estudos então realizados por esses técnicos, é encarregado em 1945 de
elaborar o Anteplano Regional do Porto. Entregue em Dezembro de 1946 é aprovado
ministerialmente em Julho de 1950. Esse Anteplano irá ter continuidade no Ante
Plano de Urbanização e no Plano Regulador do Porto, que Almeida Garrett irá
elaborar entre 1947 e 1952. Será aprovado em 1954. Em 1954, durante a abertura
solene das aulas na Universidade do Porto, proferiu a oração de sapiência
intitulada “A Universidade, a urbanização e a cidade do Porto”.
Em 1955 publica também o Plano Regulador da Cidade de
Coimbra.
Em 1960, associou-se às Comemorações Henriquinas da
Universidade do Porto proferindo uma conferência sobre O Manuelino e os
Descobrimentos.
Ficaram por concluir os estudos preliminares do Planeamento
Urbanístico da Região Noroeste.
Arnaldo Gama era filho do advogado portuense Bento Dantas da
Gama que o encaminhou, desde sempre, para a área do Direito.
Foi um aluno brilhante e acabaria por se formar, em Coimbra,
em 1853, de acordo com a vontade do pai. Preparado para exercer a advocacia
haveria, no entanto, por abraçar a actividade de escritor e jornalista.
Em 29 de Março de 1852, esteve envolvido, como outros
portuenses, na tarefa de salvamento dos náufragos do vapor Porto. Pelas provas
de valentia seris agraciado com a distinção de “Cavaleiro de Torre e Espada”.
Falecido precocemente, aos 41 anos, vítima da tuberculose,
jaz em jazigo de família no cemitério da Lapa.
“Arnaldo de Sousa
Dantas da Gama nasceu no Porto, no nº 208 da Rua de Santa Catarina, no dia 1 de
Agosto de 1828. Morreu na mesma cidade em 29 de Agosto de 1869. Alguém sabe
quem ele foi? Alguém se lembra dele? Há escritores e escritores. Arnaldo Gama
era escritor e tem das páginas mais belas da literatura portuguesa. Ninguém se
lembra dele, apesar de, em algum momento, até ter tido livros adoptados no
ensino secundário em Portugal.
Lembrei-me hoje de
escrever sobre Arnaldo Gama porque ele foi o pioneiro dos romances históricos
no nosso País, ainda que se tenha centrado na História da cidade do Porto.
Bacharel em Direito
pela Universidade de Coimbra, exerceu advocacia no Porto e foi redactor do
jornal literárioA Península e
dos jornais Porto e Carta, Conservador e Jornal do Norte, onde sustentou
polémicas políticas.
Publicou poesias,
contos e romances. Mas distinguiu-se nos romances históricos. Como Camilo
Castelo Branco, recebeu de Eugénio Sue os primeiros exemplos para escrever
novelas e o Génio do Mal,
em quatro volumes (1856/57), foi a sua primeira obra, seguida de Poesias e Contos (1857) e Verdades e Ficções (1859).
Com profundo sentido
histórico, respeitando a invocação, os costumes e as situações, tratando com
cuidado toda a informação, Arnaldo Gama tornou-se num autor profundamente
documentado e habilitado a escrever romances de raro rigor histórico, sobretudo
no que respeita à cidade do Porto.
Um motim há cem anos (1861) que se reporta à revolta portuense ao tempo da criação por
Pombal da Companhia de Vinhos do Alto Douro, ou “O Sargento-mor de Vilar (1863)”, sobre a tomada do Porto
por Soult e o desastre da Ponte das Barcas, e “O Segredo do Abade (1864)”, sobre a resistência do Minho
aos invasores, são exemplos desse rigor histórico.
“O filho do Baldaia (1866)”, “A Caldeira de
Pero Botelho (1867) e Honra
ou Loucura (1868”) são outros exemplos. Após a sua morte, foram
publicados El-Rei Dinheiro e Balio de Leça, este último o único
livro adoptado no ensino secundário.
Mas é em “A última Dona de S. Nicolau (1864)”,
um romance de rara beleza, que traduz um grande saber de usos e costumes,
descrevendo-os de tal modo que leva o leitor a «senti-los». E é uma obra em que
apetece pedir: Por favor leiam-na!!!!
Pois, mas isso só
seria possível se alguma editora aceitasse reeditar este escritor esquecido. É
que, por uma vez, em lugar de livrecos sem qualquer interesse, que são
diariamente vistos nos escaparates das livrarias, seria interessante que uma
empresa olhasse para o panorama da literatura nacional e revisse os autores
esquecidos que têm ainda tanto para dar.”
Com a devida vénia a Margarida Maria
Estátua de Arnaldo Gama, junto à muralha Fernandina, inaugurada
em 1971, da autoria de Rogério Mendes de Azevedo
“Nasceu na Régua, em
1811, filha de um abastado proprietário e negociante de vinhos (José Bernardo
Ferreira e de sua mulher Margarida Rosa Gil. Esta, por sua vez, era filha de um
negociante galego estabelecido na Régua de seu nome Pedro Gil faleceu em 1859).
Em 22 de Outubro de
1834 casa, por conveniência, com o primo António Bernardo Ferreira, igualmente
filho único e com grande fortuna. Em 1842 nasce Maria da Assunção, filha do
casal. Entretanto o casal de primos desentende-se: ele vai para Paris e aí
morre, em 1844.
Ela radica-se nas suas
quintas do Douro.
Dada a grande riqueza
da filha Maria de Assunção, o Duque de Saldanha que era, na altura, o chefe do
Governo, quis casar o filho com ela. Esta tinha apenas 11 anos.
A Mãe opôs- se e, para
se ver livre das insistências, transfere-se para Lamego.
Estávamos em 25 de
Agosto de 1854. O filho do duque, apoiado no irmão de Maria da Assunção, tentam
convencer D. Antónia na sua Quinta de Travassos (Régua).
Em 29 de Setembro
seguinte, já com ela em Lamego, repetem a cena. E D. Antónia foge para Londres,
onde permanece até 1856. Aí casa, em segundas núpcias, com Francisco Silva
Torres. Finalmente a filha casa, em 1860, com o conde de Azambuja. O casal
entrega se a uma vida libertina e esbanja a grande herança que havia herdado do
pai. Acaba por abrigar-se junto da mãe, que a acolheu e ao marido.
Em 1861 dá se um
naufrágio quando a abastada família de D. Antónia regressava da sua Quinta de
Vesúvio à Régua. Morre o barão de Forrester (em 12.5.1861) nesse naufrágio.
Em 1870 o filho de D.
Antónia (António Bernardo Ferreira), tal como acontecera à sua irmã, também
abre falência. Nesse mesmo ano, a Maria da Assunção leva a mãe a tribunal,
reclamando a totalidade da sua herança.
Em 1877 D. Antónia
arremata vários talhões e baldios no Monte Meão, concelho de Foz Côa e
constrói, aí, mais um grande império. Essa quinta pertence hoje a um seu
trineto: Francisco Olazabal. O marido de D. Antónia morre em 24 de Junho de
1880.
Ela morre em 26 de
Março de 1896 na sua Quinta das Nogueiras (Régua). Era a maior proprietária do
Douro, com mais de vinte quintas, com capacidade para mais de 1500 pipas. Na
época a sua fortuna estava avaliada em 5.907 contos. Era das maiores do país.
Manuel Carvalho que fez o relato que nos serve de base, na revista Pública, de
O Público, de 9/2/97, escreve: "no dia do seu funeral, os 4 kms de
distância entre a Quinta das Nogueiras e o Cemitério da
Régua estavam pejados de populares que ajoelhavam à passagem do cortejo,
chorando a morte de uma "santa" e de uma "mãe dos pobres".
Em 1996 o historiador
Gaspar Martins Pereira publicou um livro sobre a história desta importante
família Duriense, para o que contou com a colaboração de Maria Luísa Nicolau de
Almeida Olazabal que durante dez anos pesquisou em busca de uma investigação
que ressuscitou uma grande Mulher: Dona Antónia Adelaide Ferreira”.
In Dicionário dos
mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses
Durante boa parte
dos seus últimos dias dedicou-se à sua obra benfeitora, ajudando a construir os
hospitais de Peso da Régua, Vila Real, Moncorvo e Lamego. Mandou construir no
Moledo um palácio para acolher o Rei D. Luiz, as termas, a piscina e um
fabuloso parque. Ajudou a Misericórdia do Porto, ficando esta obrigada a
socorrer qualquer familiar seu.
Em complemento diga-se
que a filha de D. Antónia, Maria da Assunção torna-se Condessa de Azambuja ao
casar em 1860 com Augusto Pedro de Mendonça Rolim de Moura Barreto, 3.º conde
de Azambuja, vindo o casal ter 12 filhos, quatro rapazes e oito raparigas, a
última das quais Maria Luísa vem a casar com o espanhol Ramon de Olazabal y
Eulate, 2º conde de Arbelaiz y Oria.
“De seu nome completo,
Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, atravessou a vida, de forma
aventurosa e envolto nalgum mistério. Desde logo, o local do seu nascimento
está envolto nalguma bruma... Penamacor, Romariz, no concelho de Sta. Maria da
Feira (onde casou) e Belém em Lisboa surgem como candidatos... Mas foi em
Lisboa que realmente nasceu em 1816 e o seu nome fica para a posteridade
sobretudo como um perseverante investigador e estudioso da realidade do
Portugal de oitocentos, da sua história, as lendas, os mitos, os usos e
costumes das populações, as instituições, os monumentos, a onomástica e a
toponímia e muitas outras realidades, compiladas em 18 volumes sob o título,
extenso e poético, “Portugal antigo e
moderno, diccionário geográphico, estatístico, chorographico, heraldico,
archeologico, historico, biographico e etymologico de todas as cidades, villas
e freguesias de Portugal e grande número de aldeias”, publicados a
partir de 1873. Miguelista convicto e aventureiro impenitente logo após o
nascimento foi levado para Penamacor, onde residiam seus pais e onde foi
baptizado. Ora, e aqui fica esclarecida uma parte do mistério que envolve o
local do nascimento, segundo o direito canónico era necessária uma autorização
do Bispo para alguém ser baptizado numa paróquia diferente da da residência dos
pais. Daí a omissão do local de nascimento que tanta confusão gerou... Quanto à
data, é natural que seja 16 de Outubro, como o próprio Pinho Leal afirma.
Convém ter presente que o Direito Canónico exigia ser o baptizado realizado até
8 dias após o nascimento, sob pena de sanção. Como o baptizado foi a 30 de
Novembro, o pároco deve ter retardado a data para mais ou menos 8 dias antes do
baptizado, ou seja, para 21 de Novembro, com o intuito de evitar sanções. Em
Penamacor passou os primeiros anos da infância. Aos 6 anos seguiu com os pais
para o Brasil. Voltando a Portugal, que correu de Norte a Sul, “aos dez anos já
tinha percorrido 2 500 léguas”.
Assentou praça em
Caçadores 4, em Castro Marim e em 1826 foi para Ayamonte, Espanha. Aos 12 anos
emigrou para Arnedo, Espanha, voltando pouco depois a Lisboa, onde se
matriculou no Colégio dos Nobres, que frequentou durante um ano.
“Transferindo-se para
o Porto, cursou Matemáticas na Academia da Marinha e Comércio. Aos 18 anos
participou, como Alferes, na Batalha da Asseiceira, onde foi ferido por uma
bala e feito prisioneiro pelos constitucionalistas. Em consequência da Convenção
de Évora-Monte, foi libertado, em Junho, do Castelo de S. Jorge, onde se
encontrava preso. Várias destas andanças foram relatadas por carta a Camilo
Castelo Branco, seu amigo, que as publicou nos seus romances “A Brasileira
de Prazins” e “A Viúva do Enforcado”. Desanimados com a evolução dos
acontecimentos políticos, pois os absolutistas haviam perdido a guerra civil,
Pinho Leal e seu pai, agora tenente quartel-mestre, renunciam à carreira
militar e retiram-se para Paradela e mais tarde para Louredinho, Vale, Santa
Maria da Feira, onde seu pai foi apunhalado por um liberal como represália
política, ficando paralizado e vindo a falecer em 24 de Dezembro de 1838.
Orfão e na miséria,
Pinho Leal passa horas de cruel angústia em Louredinho, até porque tinha a mãe
doente.
A 26 de Setembro de
1839 casa com Maria Rosa de Almeida da casa do Castro do Carvalhal, em Romariz,
Santa Maria da Feira, dedicando-se à pintura e ao restauro de imagens antigas.
Em 1840, ao pintar a Igreja de Stª Eulália, em Arouca, encontrou na livraria do
pároco o "Diálogo de Vária História" de Pedro Muniz, que devorou,
surgindo-lhe daqui a ideia de escrever aquela que viria a ser a sua grande obra
subordinada ao tema da história. O momento não podia ser mais oportuno, uma vez
que em 1846 estalava a revolta da Maria da Fonte, logo seguida da Patuleia.
Como tinha sido promovido a Capitão a 1 de Dezembro de 1846, parte então para o
Norte nessa qualidade, sendo feito prisioneiro em Trás-os-Montes, pelos
cartistas.
Ao seguir para o
Porto, sob prisão, na travessia do Douro, na zona da Régua, os barqueiros
desarmam os guardas, mesmo no meio do rio, e dão fuga aos prisioneiros,
voltando Pinho Leal para a sua casa, no Carvalhal. Por esta altura é nomeado
sub-delegado do procurador régio no julgado de Fermedo, onde era juiz o Dr.
José Joaquim de Oliveira Valente, tal como ele Miguelista, mas com o qual se
incompatibilizou.”
Ainda não tinha
desistido de escrever um dicionário. O que não tinha era dinheiro. A
oportunidade apenas surgiu bastante mais tarde...
Em 1860, graças ao
valimento de um amigo e aos seus dotes de calígrafo que lhe permitiam imitar
facilmente escritas e assinaturas alheias, consegue a administração da Casa do
Covo, em Oliveira de Azeméis. O Conde do Covo tinha prazos em quase todas as
províncias de Portugal. Isto permitirá ao nosso herói percorrer todo o país,
recebendo foros e renovando contratos. Nas horas vagas, visita arquivos e
recolhe elementos para a obra que projectara. Numa dessas viagens, Pinho Leal,
que como poucos conhecia geologicamente o país e muito se dedicava ao estudo de
minas, descobriu os jazigos de Carvão de Castelo de Paiva. Por essa descoberta,
sustentou, durante anos, duro pleito judicial em Lisboa. Ganhou a questão e
vendeu por quatro contos de réis os seus direitos de descobridor, instalando-se
em Lisboa (1865). Ao fim de 6 anos regressa ao Carvalhal com um volumoso
dossier, e durante os 7 anos seguintes mais não faz do que pôr em ordem os seus
apontamentos e escrever cartas a toda a gente, conhecida e desconhecida,
pedindo informações, a partir do Carvalhal em Romariz.
Em 1873, parte
de novo para Lisboa para acompanhar a publicação da sua obra mais de perto, o
que só foi possível graças à influência de Camilo Castelo Branco e à boa
vontade do seu editor e amigo Mattos Moreira.
Aquando da publicação
do X volume do seu dicionário de história, adoece gravemente, retirando-se para
o Porto, onde veio a falecer em 2 de Janeiro de 1884, na Rua de Serralves nº
771, sendo sepultado no cemitério Ocidental – Agramonte.
Os últimos volumes da
obra foram já coligidos pelo seu amigo Pe Pedro Augusto Ferreira, abade de
Miragaia, em 1890. Além do « Portugal Antigo e Moderno » e de colaboração na
imprensa periódica do seu tempo, Pinho Leal publicou o “Manual Jurídico do
Mineiro” e, sob o pseudónimo de Patrício Lusitano e de parceria com Pedro
Augusto Ferreira, abade de Miragaia, “Maria Coroada ou o Cisma da Granja do Tedo e que foi publicado em 1879.””.
Fonte: valedejaneiro.blogspot; pt.wikipedia.org
Casa onde morreu Pinho Leal - Ed. Francisco Mesquita Guimarães
3.18 Joaquim Cardoso Vitória Villanova
“Joaquim Cardoso
Vitória Vilanova nasceu no Porto na última década do século XVIII. No assento
de óbito lê-se como datas prováveis para o seu nascimento os anos de 1792 ou
1793. Faleceu em 1850.
Foi Litógrafo e
Professor.
Em 1836 foi nomeado
substituto de Desenho da Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do
Porto. Dois anos mais tarde, em 1838, era lente da Academia Politécnica do
Porto, instituição onde assumiu as mesmas funções.
Desenvolveu uma
carreira artística em paralelo com a docência. Foi produtor de pintura, gravura
e desenho e, sobretudo, de litografia, sendo considerado um dos pioneiros desta
técnica na cidade do Porto depois de João Baptista Ribeiro.
Conhece-se uma obra de
pintura da sua autoria e sabe-se que criou cerca de uma dezena de gravuras
entre 1819 e 1839 - registos de santos, mapas, ilustrações de livros e
alegorias, destacando-se o registo de Nossa Senhora da Boa Nova Protectora dos
Comerciantes (estampada em 1819).
Joaquim Vilanova é
autor dos 102 desenhos a tinta-da-china e aguada sobre papel que compõem o
álbum Edifícios do Porto em 1833 (editado pela Biblioteca Pública Municipal do
Porto em 1987), destinados a ilustrar uma obra sobre a cidade, de José Nogueira
Gandra. Estes desenhos representam 80 monumentos de diferentes épocas e
estilos, alguns dos quais ainda se encontram inacabados. São exemplo o edifício
da Academia Politécnica do Porto e o Hospital da Santa Casa Misericórdia do
Porto. Foram elaborados através de observação direta e concluídos em oficina.
Em 1835, Joaquim
Vilanova realizou e gravou desenhos para a Tipografia Comercial Portuense.
Foram publicados no Tratado Elementar de Geografia Astronómica, Física e
Histórica Antiga e Moderna da autoria de D. Jozé de Urcullu. Gravou o retrato
de Voltaire que surge nos Romances de Voltaire e um mapa de Portugal,
reproduzido no Quadro Geral de História Portugueza segundo as épocas de suas
revoluções nacionais (1840).
Há notícias da sua
atividade como litógrafo nas coleções da Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Há, também, referências de Pedro Vitorino e Henrique Campos Ferreira Lima
acerca da existência de várias dezenas de obras executadas entre 1835 e 1850, a
partir de originais seus ou da autoria de pintores como José Alves Ferreira
Lima ou José de Sousa Bandeira. Trata-se de retratos de personagem liberais
como D. Pedro IV ou José Nogueira Gandra; litografias de monumentos, vistas da
cidade do Porto, ilustrações para livros, cópias de quadros e litografias para
publicações periódicas.
Em 1847 Joaquim
Vilanova surgiu como declarante no livro dos proprietários das Typographias e
Lytographias, embora o seu estabelecimento, sito na já desaparecida rua do
Campo Pequeno, fosse certamente anterior a essa data.
Em 1843 foi agraciado
com a comenda da Ordem de Cristo”.
Fonte, Site: sigarra.up.pt
Praça da Ribeira e as ruas de S. João e dos Mercadores em 1833
– Ed. J. Villanova
3.19 Joaquim Vitorino Ribeiro
Em 24 de Julho de 1928 morre, na sua casa das Cavadas, o
pintor Joaquim Vitorino Ribeiro. O seu nome foi dado à antiga Travessa das
Cavadas e segundo Eugénio Andrea da Cunha e Freitas, “Toponímia Portuense”, p.
124, “as suas colecções de arte estão no
Museu Soares dos Reis e outros, e a sua rica biblioteca, cheia de periódicos
raros, está dividida, mas, a parte da Biblioteca Pública, cheia de periódicos
raros, tem a cota começada por VR-, a sigla de Vitorino Ribeiro”.
“Joaquim Vitorino
Ribeiro, filho de António Vitorino Ribeiro e de Joaquina Rosa de Jesus, nasceu
no Porto em 1849.
Frequentou a Academia
Portuense de Belas Artes onde estudou Desenho e Pintura e foi discípulo de João
Correia.
No final de 1873
prosseguiu os estudos em Paris, na Escola Nacional de Belas Artes, primeiro com
subsídio particular, depois como pensionista do Estado. Nesses tempos, foi
aluno de Alexandre Cabanel (1823-1889), alcançou medalhas e menções honrosas e
foi elogiado pelos mestres Adolphe Yvon (1817-1893), Jean Leóne Gerôme (1824-1904)
e Gustava Boulanger (1824-1888). Fez amizade com Armand Dayof (1851-1934),
crítico de arte e inspetor de Belas Artes, e teve por companheiros outros
artistas conterrâneos, como Soares dos Reis, Silva Porto, Marques de Oliveira,
Henrique Pousão e Artur Loureiro.
Durante os dez anos
que passou em França, o seu mestre tê-lo-á solicitado a naturalizar-se francês,
proposta que declinou.
Expôs em vários
certames, nomeadamente no Salon. Estreou-se neste evento em 1879, com o quadro
"Cristo no túmulo", que recebeu boas críticas. Em 1880 expôs "O
Mártir Cristão", obra de 1879 referida no jornal "Le Figaro" e
que denota influências simbolistas, e "Camões e o Jau", ambas
reproduzidas em "l’ Illustration" e "L’ Universe
Illustration".
De regresso ao Porto,
em 1889, foi nomeado, após concurso público, Conservador da Galeria de Arte da
Santa Casa da Misericórdia do Porto, ficando responsável pela instalação de um
espaço museológico na galeria desta instituição. Este espaço fora planeado para
o pátio interior da Misericórdia pelo Engenheiro António Maria Kopke de
Carvalho e destinava-se à exposição de 300 pinturas da Misericórdia. Vitorino
Ribeiro ficou também incumbido de zelar pela manutenção e conservação do museu,
assim como de produzir novas pinturas, particularmente quadros dos benfeitores
da Misericórdia do Porto. Para este propósito, concebeu mais de duas dezenas de
retratos, entre os quais o de D. Manuel II (1908).
A sua obra pictórica,
fora da Misericórdia, fez-se de composições históricas e religiosas, entre as
quais o "Claustro da Sé do Porto", a "Chegada de Vasco da Gama à
Índia", o "Portal de Paço de Sousa", a "Igreja de S.
Francisco", "Almeida Garrett de sentinela à porta do Convento dos
Grilos", trabalhos originais nos temas abordados e na estética.
Vitorino Ribeiro foi
também um grande colecionador, reunindo em casa um vasto conjunto de estampas,
desenhos, gravuras, louças raras e outros objetos de arte, para além de peças e
documentos militares (armas, bandeiras, condecorações, uniformes, etc.), testemunhos
das Invasões Francesas e das Lutas Liberais.
Esta última coleção
constituiu o grosso da mostra que marcou no Porto as comemorações do I
centenário da Revolução de 1820, inaugurada a 24 de Agosto de 1920 no Teatro de
S. João e cujo sucesso fundamentou a aspiração de se instituir na cidade um
museu histórico e militar.
Morreu no Porto em
1928.
Nove anos depois do
seu falecimento, os seus descendentes, dececionados com a não concretização do
museu militar portuense, ofereceram o espólio de história bélica do pai ao
Museu Militar de Lisboa. Porém, no final dos anos 50 foi retomado o projeto de
criação, no Porto, daquele espaço museológico, que avançou nos anos 70. O Museu
abriu no pós 25 de Abril de 1974, na sede da extinta PIDE-DGS sita na rua do
Heroísmo. Em 1981, o Museu recebeu a coleção Vitorino Ribeiro.
A restante parte do
seu espólio foi incorporada no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, na
Biblioteca Pública Municipal do Porto e no Museu Nacional de Soares dos Reis,
no Porto”.
Fonte: “sigarra.up.pt”
Almeida Garrett de sentinela à porta do convento dos
“Grilos” em óleo do pintor Vitorino Ribeiro – Fonte: “gisaweb.cm-porto.pt”
Na Rua das Cavadas c. de 1910 -
Fonte:facebook.com/PortoDesaparecido
Na foto acima está o pintor Joaquim Vitorino Ribeiro,
encostado às escadas exteriores de sua casa, com seu filho Pedro Vitorino. Ao
cimo das escadas estão a sua mulher, sua nora e seu filho, o arquitecto Emanuel
Ribeiro.
Rua Joaquim Vitorino Ribeiro e a casa do pintor – Fonte:
Google maps
Joaquim Vitorino Ribeiro na sua casa da Rua das Cavadas, em
1887 – Fonte: Architectours Porto - Urban Geography
Na foto acima, Joaquim Vitorino Ribeiro está acompanhado de
sua mulher (sentada), sua mãe (de pé) e os seus dois filhos.
3.20 Pedro Vitorino
“Joaquim Pedro
Vitorino Ribeiro nasceu no n.º 204 da Rua do Bonfim, a 20 de Janeiro de 1882.
Era o mais velho dos três filhos do pintor e colecionador Joaquim Vitorino
Ribeiro e de D. Lucinda Lucrécia de Freitas Ribeiro.
Entre 1895 e 1902
estudou no Liceu Central do Porto, onde fez todos os exames, com exceção do
exame de Alemão, que foi realizado no Liceu Central de Braga (1904). Passou,
ainda, pelo Instituto Industrial do Porto (1901-1902).
Logo de seguida,
frequentou a Academia Politécnica do Porto (1902-1905), tendo acompanhado a
"Estudantina Académica do Porto" numa digressão à Galiza, em 1902.
Deste estabelecimento
de ensino transitou para a Escola Médico-Cirúrgica do Porto, onde, em 1910,
concluiu o curso de Medicina com a defesa da tese "Socorros de urgência -
Breves Notas". De seguida, partiu para Paris, onde se especializou em
Radiologia.
Em 1919, foi nomeado
clínico auxiliar da Santa Casa da Misericórdia e chefe do Laboratório de
Radiologia e Fotografia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto,
onde, desde 1913, exercia as funções de chefe do Gabinete de Fotografia e
Eletroterapia.
Em paralelo com a
formação académica e a carreira médica, desenvolveu muitas outras atividades
humanitárias e culturais. Foi militar (voluntário de Infantaria em 1901,
alferes em 1911, tenente-médico em 1915 e capitão em 1918), tendo chegado a
participar na I Guerra Mundial, pois integrou como capitão-médico miliciano o
Corpo Expedicionário Português que partiu para Paris em Abril de 1918.
Trabalhou no Museu
Municipal do Porto (1922-1938), onde desempenhou as funções de conservador e
Vice-diretor, mas abandonou esta instituição em 1938 para assumir o cargo de
chefe dos Serviços de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do
Porto.
Enquanto estudioso e
divulgador da História, da Pintura e da Arqueologia do Porto, Pedro Vitorino
produziu um extenso conjunto de livros e artigos editados em diversas
publicações periódicas. Foi autor, entre outras obras, de José Teixeira
Barreto, Artista Portuense (1925), Cerâmica Portuense (1930), Os Museu de Arte
do Porto (1930), Iconografia Histórico-Portuense (1932), Notas de Arqueologia
Portuense (1937) e Invasões Francesas (1945).
Colaborou com as publicações
"O Lusitano" e o "Estudante" e na revista
"Pétalas" (com o pseudónimo Victor Nerêo, que usou em alguns dos
primeiros trabalhos), com revistas e jornais como "O Arqueólogo
Português", "O Tripeiro", a "Águia", a "Revista
de Estudos Históricos" da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a
"Revista de Guimarães", o "Arquivo Nacional de Ex-libris",
a "Ilustração Moderna", o "Museu", o "Boletim Cultural
da Câmara Municipal do Porto", o "Boletim do Salão Silva Porto",
a "Feira da Ladra", o "Boletim do Douro-litoral", o
"Jornal do Médico", os "Arquivos de História da Medicina
Portuguesa".
Foi bombeiro da
Associação dos Bombeiros Voluntários do Porto, Irmão e Mesário da Santa Casa da
Misericórdia do Porto. Integrou a Comissão Provincial de Etnografia e História
da Junta de Província do Douro-litoral e pertenceu ao núcleo organizador do
Museu de Etnografia e História dessa Junta. Foi oficial da Ordem de Cristo,
sócio correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes, membro do Instituto
de Coimbra, do Instituto de Arqueologia, História e Etnografia da Associação
dos Arqueólogos Portugueses; foi, também, membro da Sociedade de Antropologia e
de Etnologia do "Comité Internationale d’Histoire des Sciences".
Esta personagem
multifacetada, culta e discreta, que se costumava apresentar de chapéu preto
redondo, com abas voltadas para cima, bigode curto e gravata preta, faleceu
numa trágica colisão entre o automóvel do seu condiscípulo e amigo, Dr.
Ferreira Alves (fundador do sanatório de Francelos e da clínica Heliantia),
onde ambos viajavam, e um comboio de mercadorias, na passagem de nível de
Francelos, Vila Nova de Gaia, na noite de 10 de Novembro de 1944”.
Fonte - Site: “sigarra.up.pt”
O Museu de
Etnografia e História que funcionaria a partir de 1945 no Palacete de S. João
Novo, do Costa Lima, haveria de ser organizado com material recolhido pelo Dr.
Pedro Vitorino, antes do seu falecimento.
Possuidor de um vasto património iconográfico e de uma
extensa biblioteca, a qual se encontra conservada, em parte, pela Biblioteca
Pública Municipal do Porto, Pedro Vitorino viveu com o irmão, em Contumil, na
casa que pertencera ao pai e que acabou por se converter na Casa-Museu Vitorino
Ribeiro.
3.21 Nicolau Nasoni
Nicolau Nasoni (San Giovanni Valdarno, Toscana, 2 de Junho de 1691 – Santo Ildefonso, Porto, 30 de Agosto de 1773) foi um artista, decorador e arquitecto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal, sendo considerado um dos mais significativos arquitectos da cidade do Porto.
Com actividade em Siena e Roma, passou também por Malta onde teria contactado com diversos fidalgos portugueses e importantes personagens ligadas à Igreja Católica, entre eles, Roque Távora e Noronha, irmão do então deão da Sé do Porto D. Jerónimo Távora e Noronha. Foi certamente pela recomendação do seu irmão que o deão da Sé terá convidado Nicolau Nasoni a deixar a ilha de Malta e partir rumo à cidade do Porto.
Em Novembro de 1725, já estaria no Porto, iniciando um trabalho de pinturas na Sé do Porto.
No ano de 1736, para a Sé do Porto, a norte, projecta uma nova galilé e, ainda, uma pequena fonte adossada à Casa do Despacho da Sé, o Chafariz de São Miguel.
De acordo com um artigo da autoria do Conde de Campo Belo (D. Henrique) intitulado “Uma nótula nasónica”, publicado no “Boletim Cultural” da C.M.P., vol. 6, fasc. 3/4 (set./dez.1943), p. 355-360, Nicolau Nasoni teria casado em 31 de Julho de 1729, com Isabel Castrioto, que “não sabia ler nem escrever”, moradora na Rua de S. Domingos. A escritura do casamento enumerava minuciosamente as peças de vestuário e adorno que os pais da noiva lhe ofereceram.
A informação consta dos livros de notas do Arquivo Distrital do Porto, lançadas pelo tabelião João de Sousa, com data de 28 de Agosto daquele ano.
Em 1731, Nasoni voltaria a casar-se, desta feita com uma portuguesa, Antónia Mascarenhas Malafaia, com quem teria cinco filhos, de nomes Margarida, Ana, António, Jerónimo e Francisco.
“A 31 de Julho de 1729 casou-se nesta cidade com uma fidalga napolitana, D. Isabel Castriotto Riccardi, que viria a falecer um ano mais tarde (1730), muito provavelmente na sequência de complicações no parto do seu único filho, de nome José, nascido alguns dias antes, a 8 de Junho. O padrinho de José, um fidalgo portuense, empregou Nasoni na obra da casa e jardim da Quinta da Prelada. Sob influência deste mesmo fidalgo, em 1731 foi-lhe pedido um projecto para a Igreja dos Clérigos, que o ocupou durante mais de 30 anos, embora o tenha feito gratuitamente, e o imortalizou”.
Fonte: “pt.wikipedia.org/”
Pela mão do fidalgo da Prelada, Nicolau Nasoni deu o seu contributo num retábulo na Igreja de Santo Ildefonso e na construção da Igreja de São João Novo.
“À Igreja e Torre dos Clérigos, juntou-se a Igreja do Senhor Bom Jesus, em Matosinhos, composta por três naves e por duas torres sineiras, e que brinda ouro no seu interior, com diversos e côncavos retábulos de talha dourada, especialidade de Nasoni na decoração da madeira. Por sua vez, o Palácio do Freixo foi, novamente, potenciado a partir da inclinação existente, e beneficia da sua presença ribeirinha para ser ornado por vários detalhes aquáticos, caraterística do barroco; para além de mais uma plenitude de fachadas.
(…) A estes, juntou-se a fachada da Igreja da Misericórdia, o chafariz e a escadaria do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a reconstrução da Igreja Matriz de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, e a parte central do Palácio de Mateus, em Vila Real, edifício rodeado de espaços verdes, e complementado por uma diversidade de torres, para além de um corpo requintado por uma série de pormenores embelezadores. Isto para além, também, da Capela da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira; e o palácio na Quinta da Bonjóia, na própria cidade do Porto, entre várias outras obras. Outros projetos incluíram a planificação da Casa do Despacho da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, e da elaboração de duas plantas para a reformulação da Cadeia e Tribunal da Relação; para além do desenho de lavatórios de sacristia, e de outros pequenos trabalhos dentro das igrejas onde intervinha”.
Cortesia de “comunidadeculturaearte.com/”
Nicolau Nasoni morreria na pobreza, a 30 de Agosto de 1773.
A documentação referente às exéquias dizem que o funeral de Nicolau Nasoni foi na Igreja dos Clérigos e o assento de óbito refere que, também, foi aí sepultado. Até hoje, foi impossível referenciar o local do sepultamento.
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